Jovens poderão ser deputados por uma semana

Câmara abre inscrições para Parlamento Jovem 2010; estudantes do ensino médio participarão de uma jornada parlamentar
22/06/2010 15h35

Luiz Alves

Jovens poderão ser deputados por uma semana

Posse do Parlamento Jovem em 2009

A Câmara dos Deputados abre inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro, que será realizado entre 8 e 12 de novembro. Em sua sétima edição, o evento apresenta como tema "O Jovem e o Mercado de Trabalho".

O programa permitirá que 78 estudantes de escolas públicas e particulares de todo o País conheçam e vivenciem a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara, despertando uma reflexão sobre a representação política. Para participar, é necessário ter entre 16 e 22 anos e estar matriculado e frequentando regularmente o terceiro ano do ensino médio.

 
O interessado deverá preencher uma ficha de inscrição, criar um projeto de lei e entregá-los na escola onde estuda. As propostas, que deverão ser encaminhadas às Secretarias Estatuais de Educação até 20 de agosto, devem tratar de temas nas áreas de agricultura e meio ambiente; saúde e segurança Pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo. A lista com os selecionados será divulgada em 4 de outubro, na página do Parlamento Jovem.
 
Primeiro emprego
Representante do Espírito Santo no Parlamento Jovem 2009, Leandro Ferreira, de 17 anos, conta que a participação no projeto o ajudou a conseguir seu primeiro emprego e foi primordial na escolha da profissão que pretende seguir: Direito. Ele teve aprovado seu projeto que propõe a substituição de copo descartável por canecas personalizadas em todas as repartições públicas do País. O programa ainda lhe proporcionou conhecer a Capital. "Brasília é uma cidade planejada, diferente de todas as outras", lembra.
 
Para o estudante, o Parlamento Jovem foi uma experiência muito rica, pois nele aprendeu como funciona o trabalho da Câmara e como se cria um projeto de lei. "O programa abriu meus horizontes, mudou meu modo de pensar. Eu odiava política. Era como se eu tivesse uma viseira. Agora enxergo de todos os lados. Hoje vejo a política com outros olhos", afirma.
 
João Oliveira, de 20 anos, foi um dos representantes do Piauí em 2009. Estudante de escola pública, conheceu o projeto através de um movimento estudantil, atividade da qual faz parte desde os 13 anos. "Foi melhor do que imaginava. Não conhecia as tarefas dos deputados, o trabalho, como tudo funciona", declarou.
 
Para ele, o programa lhe deu mais conhecimento sobre como legislar dentro da legalidade, responsabilidade política e o ajudou na militância. Ele levou a experiência do Parlamento Jovem para sua cidade, conversou com amigos sobre o projeto e espera que neste ano mais pessoas participem.
 
O programa, criado em 2004 por iniciativa do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), já beneficiou mais de 450 estudantes. A novidade deste ano é que a Câmara oferece um curso à distância pela internet para que os jovens aprendam a elaborar um projeto de lei. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes selecionados são custeados pela Câmara.

Mais informações:

Curso "Como se faz um projeto de lei?"

Retire aqui sua ficha de inscrição: