Ciência, tecnologia e Comunicações

Projeto aprova acordo de cooperação cultural com Barbados

12/02/2007 - 15:52  

A Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo 2386/06, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que ratifica acordo de cooperação cultural entre Brasil e Barbados. O acordo foi celebrado em 2005.

O objetivo do texto é promover o intercâmbio de experiências entre as instituições culturais públicas e privadas dos dois países, e difundir suas respectivas culturas.

Pelo acordo, Brasil e Barbados devem procurar estimular iniciativas voltadas para a apresentação de obras de literatura de cada país, promovendo visitas de escritores, participação em feiras de livros e execução de projetos de tradução. Deverá ser estimulado, ainda, o intercâmbio entre bibliotecas e arquivos, por meio da troca de informações e de publicações.

Outras áreas
Também é prevista a troca de experiências nas áreas de artes plásticas e cênicas e de música. O contato direto entre museus, o intercâmbio nos campos de restauração, proteção e conservação do patrimônio cultural, e a cooperação nas áreas de transmissão radiofônica, cinema e televisão estão entre as ações a serem promovidas.

Uma comissão mista coordenada pelos ministérios de Relações Exteriores e formada por representantes dos dois países vai identificar as áreas prioritárias para a realização dos projetos de cooperação e os recursos necessários a sua execução; aprovar, acompanhar e avaliar os programas executados; e supervisionar o andamento do acordo.

Ilha do Caribe
Barbados é uma ilha do Caribe. Foi colônia britânica até 1966, quando se tornou independente. Permanece como integrante da Comunidade Britânica de Nações e tem uma orientação socialista moderada. Sua principal atividade econômica é o turismo, mas também está centrado nas finanças (é um "paraíso fiscal") e na exportação de açúcar e de rum.

Tramitação
O projeto tem regime de urgência e será votado em Plenário, mas antes deverá ser analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Relações Exteriores aprova cooperação técnica com Barbados
Comissão aprova acordo cultural entre Brasil e Barbados

Reportagem – Luciana Mariz e Newton Araújo Jr.
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 2386/2006

Íntegra da proposta