Ipea defende avaliação de benefícios relacionados à LRF

06/02/2007 - 11:32  

O diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rogério Boueri, afirmou que um dos principais pontos relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é o sistema de transferências de recursos entre os entes da Federação. Para aperfeiçoar esse sistema, Boueri disse que as transferências precisam ser avaliadas em relação aos benefícios que geram à população, e não apenas se elas se enquadram aos parâmetros de gastos.

Boueri, que participa do seminário "Responsabilidade na Gestão Pública: os Desafios dos Municípios", sugeriu que os repasses feitos pela União e pelos estados aos municípios sejam vinculados a metas de desenvolvimento social em infra-estrutura. Ele também citou estudo do Ipea sobre a ineficiência dos gastos municipais, segundo o qual esses gastos poderiam ser reduzidos em até 47%. Essa seria a margem para todos os municípios redefinirem suas finanças.

O seminário ocorre no auditório Nereu Ramos. O evento é promovido pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica .

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.