Política e Administração Pública

Aroldo Cedraz é eleito para cargo de ministro do TCU

06/12/2006 - 19:49  

O Plenário elegeu nesta quarta-feira o deputado Aroldo Cedraz (PFL-BA) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), na vaga que cabe à Câmara indicar. O candidato do PFL recebeu 172 do total de 399 votos, contra 148 do deputado Paulo Delgado (PT-MG). Os deputados Gonzaga Mota (PSDB-CE) e Ademir Camilo (PDT-MG) obtiveram 50 e 20 votos, respectivamente. Houve 6 votos em branco e 3 nulos.

A cadeira a ser ocupada está vaga desde setembro, em razão da aposentadoria compulsória do ministro Adylson Motta. No lugar de Cedraz, assumirá o mandato na Câmara o suplente João Carlos Bacelar (PL-BA).

Objetivos
No discurso em defesa de sua candidatura, Cedraz disse que está convicto de suas responsabilidades e disposto a contribuir para aperfeiçoar as funções de controle externo e fiscalização do TCU. "É com humildade e confiança que me disponho a representar esta Casa no TCU", afirmou.

O deputado ressaltou a necessidade de honrar o serviço público com dedicação, "a fim de corresponder às expectativas da sociedade brasileira e contribuir para o desenvolvimento do País, com mais ética e transparência".

Ele fez uma retrospectiva de sua carreira política e de sua atuação parlamentar e frisou que, "ao se candidatar ao cargo de ministro do TCU, pretende oferecer uma contribuição suprapartidária ao Brasil".

Desistências
Por causa de uma escolha prévia entre os partidos da base aliada, que indicou Paulo Delgado como candidato dos governistas, os deputados Fleury (PTB-SP) e Osmar Serraglio (PMDB-PR) e o ex-deputado José Antonio Almeida (MA), indicado pelo PSB, desistiram de suas candidaturas.

O secretário-geral da Mesa Diretora, Mozart Vianna de Paiva, também desistiu de sua candidatura, oficializada pelo PSC.

A indicação de Aroldo Cedraz para o TCU ainda precisa ser aprovada pelo Senado.

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.