Câmara lança nesta terça-feira a Constituição em áudio

04/12/2006 - 13:10  

A Câmara lança nesta terça-feira, às 16 horas, a Constituição Federal em áudio para facilitar a consulta do texto por deficientes visuais. O lançamento faz parte das comemorações do Dia da Acessibilidade, cuja agenda incluirá debates, apresentações artísticas e exposições. Pela manhã, a partir das 10 horas, a comissão criada para analisar o Estatuto do Portador de Necessidades Especiais promove uma mesa-redonda para discutir o tema "inclusão social na família, na escola e no trabalho".

O presidente da comissão, deputado Leonardo Mattos (PV-MG), que é cadeirante, elogia a iniciativa da Câmara e lembra que a Casa já oferece a Constituição em formato braile e promove ações para melhorar a acessibilidade física aos que têm dificuldade de locomoção. "São inúmeras as ações encaminhadas pela Câmara. Espero que isso seja seguido pelas assembléias legislativas e pelas câmaras municipais, e que essas sejam referência para toda a sociedade brasileira."

Participarão do debate o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG); a presidente da Associação Niteroiense de Deficientes, Tânia Rodrigues; o fundador do Comitê Paraolímpico e presidente da Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico, João Batista Carvalho; e a psicóloga especialista em deficiência auditiva, Luciana Serman. A mesa-redonda será realizada no plenário 11.

Constituição em áudio
O CD com a Constituição foi produzido pela Rádio Câmara a partir de sugestões dos professores e dos alunos do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, em Brasília. Cada artigo da Constituição foi separado em uma faixa diferente, o que gerou 17 horas de gravação, em formato MP3. A gravação estará disponível no portal da Câmara. Qualquer interessado poderá baixar e gravar o arquivo.

O presidente da Casa, Aldo Rebelo, deve participar do lançamento do áudio. Representantes de associações ligadas a pessoas com deficiências também estarão no evento – um coquetel no hall da Taquigrafia, das 16 às 18 horas.

Ao longo do dia, serão realizadas no local apresentações de dança de deficientes visuais e de cadeirantes, performance teatral com o uso de linguagem de sinais (Libras) e uma demonstração de pintura com a boca pelo artista Clênio Ventura, que é tetraplégico. Além disso, estarão expostas pinturas e esculturas feitas por artistas com síndrome de Down e com deficiências visuais.

Esforço conjunto
O Programa de Acessibilidade da Câmara foi criado em março de 2004 e está focado em três áreas: na parte física dos edifícios que compõem a Câmara; no portal da Câmara na internet; e em projetos de comunicação, capacitação e sensibilização. Entre outros produtos, o Portal da Câmara disponibiliza uma versão, em áudio, do Guia Legal para Portadores de Deficiência Visual, uma síntese da legislação brasileira direcionada às pessoas cegas. O site também tem uma versão em texto escrito do guia.

O portal permite o acesso à todo seu conteúdo por portadores de deficiência visual. Outras ações em fase de elaboração são a aquisição de impressoras em braile; uma nova sinalização visual em toda a Câmara com recursos táteis e sonoros; a adaptação de, pelo menos, um banheiro por andar de todos os quatro edifícios; e a contratação de intérpretes de Libras para a programação da TV Câmara e para atuar nas recepções, eventos e visitas guiadas à Casa.

Confira a programação do Dia da Acessibilidade

Leia mais:
Câmara lançará Constituição Federal em áudio
Direitos dos deficientes no Programa de Acessibilidade
Notícias anteriores:
Relator apresenta mudanças em parecer sobre deficiência
Rejeitada reserva de lugar para deficiente em estádios
Portal da Câmara lança Guia Legal para deficientes visuais

Da Reportagem/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.