Agropecuária

Comissão aprova renegociação de dívidas de microempresas

26/08/2005 - 17:45  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou, na última quarta-feira (24), o Projeto de Lei 4449/04, que autoriza as micro e pequenas empresas a renegociarem dívidas relativas a operações de crédito com bancos.
De acordo com a proposta, de autoria da deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), as microempresas poderão alongar débitos de no máximo R$ 200 mil, com juros de 12% ao ano e durante um prazo de até sete anos. Nessas negociações, será aplicada a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), segundo determina a emenda apresentada pelo relator, deputado Gerson Gabrielli (PFL-BA), que foi incorporada ao texto por decisão da comissão.

Atividades produtivas
Serão consideradas, para efeitos do projeto, apenas as dívidas contraídas para dar apoio às atividades produtivas - como financiamento de investimentos e de capital de giro. "A interrupção do acesso ao crédito é mortal para as empresas. Por isso mesmo, é fundamental criar mecanismos para que elas sobrevivam e continuem gerando empregos e renda", argumenta Marinha Raupp.

Tramitação
A matéria está sujeita à tramitação em caráter conclusivo, e ainda será avaliada pelas Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - João Pitella Junior
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.