Política e Administração Pública

Pena para condenado por corrupção pode aumentar

22/07/2005 - 18:33  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5491/05, que aumenta o prazo de suspensão dos direitos políticos dos condenados por corrupção. Apresentada pelo deputado Geraldo Resende (PPS-MS), a proposta altera a Lei da Improbidade Administrativa (Lei 8429/92).
Para o autor do projeto, o desvio de recursos públicos condena o País ao subdesenvolvimento econômico crônico. "Por isso, o combate à desonestidade na administração pública deve estar constantemente na pauta de quem se preocupa com o desenvolvimento social e sonha com um País melhor", afirma Resende.

Tempo de pena
Pelo projeto, funcionário público, ministro, secretário de estado ou parlamentar condenado por enriquecimento ilícito e improbidade administrativa poderão ter os direitos políticos suspensos por 10 a 15 anos, contra 8 a 10 anos previstos atualmente na lei. O responsável também poderá ser proibido de receber incentivos ou benefícios fiscais ou creditícios do poder público por um prazo de 15 anos, no lugar de 10.
Quando a improbidade resultar em danos ao patrimônio público, o condenado terá os direitos políticos cassados de 8 a 10 anos, no lugar da penal atual de 5 a 10. O responsável não poderá receber incentivos públicos por 10 anos, o dobro do tempo previsto na Lei da Improbidade Administrativa.
No caso de atos contra princípios da administração pública, o tempo de suspensão dos direitos políticos do condenado sobe de três a cinco anos para cinco a oito anos. O responsável não poderá receber incentivos públicos por oito anos, em vez de três.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, será encaminhado ao Plenário.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.