Líder do PPS diz que há fúria dos governos contra aposentados

17/11/2009 - 16:08  

O deputado Fernando Coruja (PPS-SC) disse há pouco que há uma fúria dos governos do mundo inteiro contra os aposentados, durante a discussão – que ocorre neste momento – na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania sobre o fim do fator previdenciário.

Coruja afirmou que há uma ideia hegemônica de que eles representam prejuízo para o País e não têm a compreensão de que os mais jovens precisam trabalhar para os mais velhos e os governos vêm retirando recursos para outros setores.

Ele afirmou que a Constituição determinou recursos para a Previdência e a Seguridade, que têm sido retirados pelos governos, que hoje argumentam que o aumento poderia quebrar a Previdência. "Basta devolver à Previdência os recursos que foram retirados dela", disse.

Constitucionalidade
O deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) afirmou que foi um dos que votou a favor da lei que criou o fator previdenciário porque entendia que a reforma previdenciária provocaria uma avalanche de pedidos de aposentadoria que quebrariam a Previdência.

Mas hoje, afirmou, o tempo mudou e a economia cresceu. O parlamentar destacou que não há dúvida quanto à constitucionalidade da proposta. Ele advertiu porém que, no Plenário, é que poderá ser votado definitivamente o fim do fator.

Alternativa ao fator
O deputado José Genoíno (PT-SP) disse que foi contra o fator previdenciário e hoje está votando contra, mas advertiu que é necessário construir uma alternativa a ele. Ele lembrou que quem criou o fator foi o governo PSDB-DEM.

Ele afirmou que o argumento era que as pessoas aposentavam-se muito cedo e era necessário postergar a aposentadoria. Genoíno disse que não foi para resolver um problema conjuntural de aumento de pedidos.

Segundo ele, é preciso solucionar o problema em três planos. Disse que é preciso pensar em um aumento para aposentados acima da inflação. Acrescentou que a Presidência estuda projeto sobre aumento do salário mínimo e de aposentadorias que respeite o crescimento do País.

Segundo ele, o fator vai acabar. O parlamentar destacou ainda que esse é um compromisso que deverá ser discutido em Plenário os projetos que serão enviados pelo governo.

Reportagem – Vania Alves
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.