Direito e Justiça

Comissão rejeita pena maior para roubo contra turistas

03/11/2009 - 15:32  

A Comissão de Turismo e Desporto rejeitou na última quarta-feira (28) o Projeto de Lei 3850/08, do deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), que aumenta a punição para o furto e o roubo praticados contra turistas.

Atualmente, o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) prevê reclusão de quatro a dez anos e multa para quem cometer roubo (crime em que há grave ameaça ou violência). Segundo o projeto, essa pena será aumentada de 1/3 a 1/2 se a vítima for turista. No caso de furto (em que não há grave ameaça ou violência), a pena atual é de um a quatro anos de reclusão e multa. Segundo o projeto, ela passará a ser de dois a oito anos de reclusão se o furto for cometido contra turista.

A relatora, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), recomendou a rejeição, observando que punir o crime praticado contra turista com pena diferenciada pode ser interpretado como um descaso com a população local.

Para a relatora, o eventual agravamento de penas é apenas uma entre diversas iniciativas para combater a violência, e sua eficácia é questionável, principalmente quando tomada de maneira isolada. "O combate à violência exige medidas sistêmicas, amplas e variadas: provimento de educação, de oportunidades de emprego, de policiamento ostensivo e intensivo, de combate ao crime organizado, de inteligência policial, de presença do Estado nas áreas de concentração de criminalidade, entre outras", ressalta.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta