Política e Administração Pública

Consultoria analisa efeitos do aumento de reservas internacionais

29/10/2009 - 19:50  

A Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados divulgou estudo em que analisa os custos e os efeitos do aumento das reservas internacionais do Banco Central. Desde 2006, o ritmo de acumulação de divisas internacionais vem crescendo continuamente, passando de 6% do PIB, em 2005, a quase 16% em setembro de 2009, depois de passar por um breve recuo em 2008.

"O elevado nível de reservas internacionais desempenhou importante papel na fase mais aguda da crise. Contudo, o alto custo dessas reservas e a expectativa de forte entrada de dólares nos próximos meses amplificam o debate sobre a conveniência de manter em curso a mesma política dos últimos anos", alerta o estudo.

Perda de arrecadação
O boletim também analisa a perda nominal de arrecadação neste ano, que chega a 7,4% em relação ao ano passado, segundo dados de setembro de 2009 divulgados pela Receita Federal. "A despeito da recuperação dos indicadores econômicos, trata-se da maior redução na comparação mensal interanual para o exercício", diz o estudo. Técnicos do órgão estimam em R$ 4 bilhões anuais o potencial de arrecadação com a elevação do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF) sobre investidores estrangeiros, montante insuficiente para reverter esse queda.

Veja a íntegra do estudo.

Notícias relacionadas:
Meirelles anuncia novo método de cálculo do spread bancário
Consultoria: IOF tem mais impacto em pequenas e médias empresas
Consultoria Legislativa divulga textos sobre conjuntura econômica
Consultoria Legislativa divulga análise sobre arrecadação federal

Da Assessoria de Imprensa
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.