Trabalho, Previdência e Assistência

Finanças aprova fundo para inclusão digital de população carente

25/09/2009 - 13:39  

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou na quarta-feira (23) o Projeto de Lei 7394/06, dos deputados Ariosto Holanda (PSB-CE) e demais integrantes do Conselho de Altos Estudos, que estabelece critérios para o financiamento de programas de capacitação tecnológica da população de baixa renda e cria o Fundo de Extensão da Educação Profissional (Feep). O objetivo é proporcionar a inclusão digital da população carente e aumentar as oportunidades dessas pessoas no mercado de trabalho, com salários mais altos.

Entre as ações voltadas para a capacitação tecnológica da população, o projeto prevê atividades de extensão em universidades públicas e de assistência técnica e extensão rural. A implementação dessas ações será financiada pelo Feep, constituído, entre outras receitas, por recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O relator, deputado João Dado (PDT-SP), recomendou a aprovação da proposta. "A combinação entre formação e habilitação e a consequente inserção produtiva contribuirá para a redução da exclusão social e para a inclusão econômica no mercado de trabalho e de consumo", disse o relator.

João Dado avaliou ainda que o projeto é adequado do ponto de vista financeiro e orçamentário. Conforme explicou, o fundo a ser criado será composto apenas da transferência de parcelas de recursos de fundos já existentes, com prévias dotações orçamentárias.

"Não há criação ou aumento de despesas, apenas realocação de recursos compatível com as finalidades do FAT e do FNDCT, em uma convergência de ações concentradas nas áreas de educação e trabalho", afirmou ainda João Dado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto havia sido aprovado anteriormente pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Educação e Cultura.

Notícias relacionadas:
Educação aprova criação de fundo para inclusão digital
Ciência e Tecnologia aprova fundo para estimular a inclusão digital

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7394/2006

Íntegra da proposta