Direito e Justiça

Relações Exteriores aprova comissão externa para ir a Honduras

23/09/2009 - 13:50  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta quarta-feira requerimento dos deputados Ivan Valente (Psol-SP) e Fernando Gabeira (PV-RJ) para a criação de uma comissão externa para avaliar a situação da representação brasileira em Honduras, depois da decisão do presidente deposto Manuel Zelaya de se abrigar na embaixada do Brasil em Tegucigalpa – capital do país.

A embaixada está cercada por soldados e policiais antimotim desde ontem. Zelaya, que está na embaixada acompanhado da família e de partidários, disse que o governo hondurenho planeja invadir a embaixada para capturá-lo e assassiná-lo.

Ivan Valente argumenta que a Câmara deve tomar providências para defender os princípios democráticos nas Américas, "rechaçar todas as tentativas de desvirtuamento das instituições", e proteger a integridade da representação diplomática brasileira em Honduras.

Deputados do PPS e do Psol também propuseram a criação da comissão externa à Mesa Diretora. O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) disse que a comissão quer mediar uma saída para a crise em Honduras que garanta a integridade dos cidadãos. A mesa ainda não decidiu sobre os dois pedidos.

Embaixada de Honduras
Um grupo de deputados esteve no início da tarde na Embaixada de Honduras, em Brasília, em ato de apoio ao retorno de Manuel Zelaya à presidência daquele país.

Se seu navegador não puder executar o vídeo,<a href="#texto">veja a descrição textual do conteúdo do vídeo desta matéria</a>.<br />Se preferir,<a href="http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2009/agencia/set/Sonora Manifesto Honduras.mp3">obtenha o vídeo</a>e salve-o em seu computador.

Parlamentares leram manifesto contra o golpe em Honduras em frente à Embaixada e exigem a volta do presidente eleito democraticamente.

Participaram da comitiva os deputados Ivan Valente (Psol-SP), Chico Alencar (Psol-RJ), Geraldinho (Psol-RS), Domingos Dutra (PT-MA) e Raul Jungmann (PPS-PE).

Matéria atualizada às 15h30.

Da Redação/PCS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.