Educação, cultura e esportes

Igrejas poderão ser isentas de IPI na compra de veículos

18/09/2009 - 10:05  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5406/09, dos deputados Neilton Mulim (PR-RJ) e Paes de Lira (PTC-SP), que inclui as igrejas na lei que estabelece a isenção do Importo sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de automóveis (8.989/95) por taxistas e portadores de deficiência física.

Segundo o projeto, a quantidade de veículos que poderá ser comprada por entidade será definida por meio de regulamento, segundo critérios de proporcionalidade. "Para uma grande entidade, a aquisição de apenas um veículo não suprirá as suas necessidades. Para entidades de pequeno porte, talvez apenas um veículo seja suficiente", justifica Paes de Lira.

Para Neilton Mulim, o projeto faz justiça com os organismos religiosos, tendo em vista o grande trabalho social desenvolvido por eles, e com isso vem complementar as ações dos poderes executivos.

Propriedades rurais
Conforme a proposta, as entidades religiosas poderão comprar também tratores e implementos agrícolas, caso possuam propriedades rurais onde desenvolvam atividades que dependam da compra desses veículos.

"O projeto corrigirá uma injustiça, pois a Constituição já prevê a isenção de impostos para as entidades religiosas, que continuam pagando taxas na compra dos veículos por falta de leis que regulamentem o funcionamento dessas isenções", diz ainda Paes de Lira.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Câmara regulamenta o direito à liberdade religiosa
Deputados aprovam o Estatuto da Igreja Católica

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5406/2009

Íntegra da proposta