Ciência, tecnologia e Comunicações

Estatuto da Igualdade Racial pode ser votado nesta quarta

08/09/2009 - 10:22  

A comissão especial criada para analisar o projeto de lei do Estatuto da Igualdade Racial (PL 6264/05, do Senado) se reúne nesta quarta-feira (9) para votar o substitutivo do relator, deputado Antônio Roberto (PV-MG). Por falta de acordo, a votação do parecer vem sendo adiada há meses.

Na última reunião, no mês passado, os deputados do DEM continuaram a pedir alterações no texto, principalmente em relação às cotas e à exigência de declaração de cor nos censos escolares. O relator já retirou do texto a exigência de contratação de 20% de atores negros em produções artísticas e na publicidade oficial, e alterou a redação do artigo que prevê a regularização de terras para remanescentes de quilombos, um dos pontos mais questionados do projeto.

Ainda assim, o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) afirma que a regularização de terras de descendentes de quilombolas representa "mais um entulho que querem trazer para os produtores rurais". De acordo com ele, se o texto for aprovado com a redação atual, vai se repetir "o que está acontecendo com comunidades indígenas, um verdadeiro absurdo". "Não podemos jogar mais um segmento em cima de uma classe que hoje sustenta o País", argumentou.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) considera que o texto, na forma como se encontra, vai "racializar" a sociedade brasileira. "O século 20 foi completamente marcado pela racialização. O Brasil já saiu disso", destacou, referindo-se ao artigo 16 do projeto, que prevê a declaração de cor nos censos estudantis. E acrescentou: "Todas as experiências do mundo, ao marcarem a origem de nascimento, a cor da pele, foram expressões do autoritarismo, da divisão".

Votação
Lorenzoni se comprometeu a votar o texto nesta quarta-feira, sem obstruções regimentais. "Propomos mais tempo de discussão para no dia 9 de setembro voltar aqui e aclamar um processo histórico com os ajustes que podem ser construídos de maneira clara. Aí poderemos ter um ou dois pontos de ressalva, que vamos discutir em destaques", propôs.

Notícias relacionadas:
Estatuto da Igualdade Racial: sem acordo, votação fica para o dia 9

Da Redação/WS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.