Deputada critica decisão do STF e defende diploma para jornalista

27/08/2009 - 11:17  

A presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS), disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu de maneira simplificadora sobre o fim da exigência de diploma para jornalistas, o que causou instabilidade. Para a deputada, essa decisão precisa ser questionada e cabe ao Congresso legislar sobre o assunto.

Maria do Rosário elogiou a Proposta de Emenda à Constituição 386/09, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que restabelece a necessidade de curso superior específico para o exercício da profissão de jornalista. Essa PEC está em fase inicial de tramitação na Câmara.

As declarações foram feitas há pouco, na audiência pública que discute o assunto. O evento está sendo promovido pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Educação e Cultura.

Estudantes de jornalismo de Goiânia acompanham a audiência, que ocorre no plenário 13. O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, enviou e-mail dizendo que não poderia comparecer ao evento.

Reportagem - Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.