Agropecuária

Agricultura aprova marco regulatório para turismo rural

21/08/2009 - 15:28  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (19) o Projeto de Lei 5077/09, do deputado Silvio Torres (PSDB-SP), que inclui o turismo entre as atividades rurais.

O relator da proposta, deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA), destacou que o projeto cria um marco regulatório para o turismo rural no País. Hoje, a legislação que disciplina a atividade rural não reconhece o turismo como uma das formas de aproveitamento econômico das fazendas.

Por conta disso, os fazendeiros não conseguem emitir os documentos fiscais exigidos por agências de turismo. O projeto resolve essa questão, ao colocar o turismo no rol das atividades rurais descritas na Lei 8.023/90.

Desenvolvimento
Com isso, a legislação passa a admitir como atividade rural a administração de hospedagens, o fornecimento de alimentação e bebidas em restaurantes e hotéis, a organização e promoção de visitas a propriedades rurais produtivas ou de importância histórica, a exploração do cotidiano do meio rural e de manifestações artísticas ou religiosas do campo.

O deputado Wandenkolk Gonçalves afirmou ainda que o turismo rural é um importante fator de desenvolvimento do campo, propiciando fonte de renda extra para as fazendas, possibilidade de escoamento de parte da produção para os turistas e valorização da cultura rural.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Comissão aprova regulamentação da atividade de agente de turismo
Lei Geral do Turismo pode ser alterada na Câmara
Câmara conclui aprovação da Lei Geral do Turismo
Trabalho aprova fundo para incentivar ecoturismo no Brasil

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5077/2009

Íntegra da proposta