Direitos Humanos

Audiência discutirá ações contra homofobia em escolas

07/08/2009 - 10:15  

A Comissão de Legislação Participativa vai realiza audiência conjunta com a Comissão de Educação e Cultura para discutir medidas contra a homofobia em escolas. Aprovada na última quarta-feira (5), a audiência proposta pelos deputados Iran Barbosa (PT-SE) e Fátima Bezerra (PT-RN) ainda não tem data marcada.

Para os parlamentares, a escola deve estimular a cultura de respeito às diferenças, à diversidade e a inclusão social. "A escola e os profissionais de educação são fundamentais para acabar com preconceitos, que, em muitos casos, provocam vulnerabilidade social".

Estudos realizados nos últimos anos, segundo o deputado Iran Barbosa, demonstram que a homofobia é uma realidade consolidada na maioria das escolas. A pesquisa "Juventudes e Sexualidade", realizada pela Unesco em 2000 e publicada em 2004, mostra que 39,6% dos estudantes masculinos não gostariam de ter um colega homossexual. "Há muito o que fazer para diminuir o preconceito, e uma das áreas com maior poder de influência positiva nesse processo é a escola".

De acordo com a deputada Fátima Bezerra, o objetivo da audiência é disseminar informações sobre o assunto. "A intenção é discutir políticas públicas e ações de conscientização".

Serão convidados para a audiência:
- o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Lázzaro; - a pesquisadora Tatiana Lionço; do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero;
- o diretor da Pathfinder do Brasil, Carlos Laudari;
- a coordenadora-executiva do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Distrito Federal, Perla Ribeiro;
- o presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás, Marcos Elias Moreira; e
- o especialista em Diversidade Beto de Jesus.

Notícias relacionadas:
Participantes de seminário cobram leis favoráveis a segmento GLBT
Homossexuais vão lutar por reconhecimento de união estável

Da Redação/PCS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.