Direito e Justiça

Agressor no trânsito poderá perder carteira de motorista

24/07/2009 - 18:45  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5130/09, do deputado Ricardo Quirino (PR-DF), que suspende a permissão ou habilitação para dirigir quando for comprovado crime contra pessoa, ameaça ou agressão em ocorrências de trânsito. A proposta modifica o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97) e valerá para os casos em que houver comprovação de que, enquanto estava ao volante, a pessoa ofendeu outros motoristas, passageiros ou mesmo pedestres.

O autor explica que o objetivo é permitir que o juiz, de ofício, a requerimento do Ministério Público ou mediante a representação da autoridade policial, suspenda a permissão ou habilitação em decorrência de agressões no trânsito.

Motivos fúteis
"Em nossa sociedade, tornaram-se comuns ameaças e agressões físicas e verbais entre motoristas ou entre condutores e pedestres, por motivos fúteis, irrelevantes", afirma o deputado.

Ricardo Quirino cita alguns exemplos. Um deles é o caso registrado em dezembro de 2007, em São Paulo, quando, após uma colisão, três jovens agrediram a socos e pontapés o motorista do outro carro, desrespeitaram a esposa dele, que estava grávida, ignoraram o desespero da filha do casal, de apenas 11 anos, e danificaram o veículo da família.

O deputado recorda também, no mesmo ano, o caso de uma médica, de Curitiba, que perdeu a visão do olho direito ao ser agredida dentro do carro com um extintor por um homem de 50 anos irritado com as buzinadas que recebeu após ter "fechado" o carro dirigido por ela.

A terceira ocorrência lembrada foi em 2008, quando um motorista, no Rio de Janeiro, após cruzar um sinal vermelho, engatou a ré, saiu do carro e agrediu um pedestre acompanhado de seus dois filhos. Tudo porque eles reclamaram com xingamentos do avanço de sinal.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Proposta cria programa de segurança no trânsito nas escolas
Transportes rejeita projeto que pune motorista drogado
Plenário aprova penas específicas para crimes de trânsito

Reportagem - Juliano Pires
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5130/2009

Íntegra da proposta