Política e Administração Pública

TCU comprova mau uso de verbas do SUS em município do Maranhão

23/07/2009 - 18:03  

O Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhou à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara um relatório sobre a aplicação de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) no município maranhense de Santa Inês.

No documento, que é sigiloso e não pode ter seu conteúdo publicado, o tribunal confirma irregularidades na gestão da saúde de Santa Inês e informa as providências adotadas para resolver o problema.

A auditoria do TCU foi realizada a partir de pedido feito pelo deputado Ribamar Alves (PSB-MA) e pelo ex-deputado Pastor Francisco Olímpio. A comissão aprovou o pedido em 2005, na forma da Proposta de Fiscalização Financeira e Controle (PFC) 62/05. Na ocasião, os parlamentares apontaram o mau uso de recursos públicos (cerca de R$ 1 milhão por mês) destinados à saúde do município.

Tomadas de contas
O tribunal determinou a instauração de tomadas de contas especiais para apurar os fatos, identificar os responsáveis e quantificar eventuais danos. Fez ainda diversas determinações e recomendações à prefeitura de Santa Inês e encaminhou cópia das informações ao Ministério da Saúde, à Procuradoria da República no Maranhão, ao Ministério Público estadual do Maranhão, ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão e à Secretaria Federal de Controle Interno.

O relator do caso, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), considerou que todas as providências necessárias para o ressarcimento dos cofres públicos federais foram tomadas e recomendou o encerramento da PFC 62/05. A comissão aprovou o parecer de Moreira Mendes no último dia 15.

Notícias relacionadas:
Ministério Público analisará auditoria sobre ressarcimento ao SUS
Comissão aprova auditoria que detectou mau uso de verba da Saúde
Comissão solicitará ao Ministério da Saúde informações sobre UTIs
Comissão aprova auditoria em compra e manutenção de mamógrafos
Pena para mau uso de dinheiro público pode ser aumentada

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.