Agropecuária

Comissão susta decreto que restringe regularização de terras

16/07/2009 - 16:38  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural decidiu na quarta-feira (15) sustar os efeitos de decreto que excluiu os produtores rurais da Amazônia Legal do prazo concedido para regularização de terras desmatadas e ocupadas irregularmente em áreas de reserva legal.

A medida está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1375/09, do deputado Homero Pereira (PR-MT), que susta os efeitos do Decreto 6.695/08, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Osvaldo Reis (PMDB-TO).

Só na Amazônia
Inicialmente, o Decreto 6.514/08 estabeleceu que os produtores instalados irregularmente em áreas de reserva legal ficariam livres, até 11 de dezembro de 2009, do embargo de suas atividades por órgão ambiental.

O prazo foi concedido para que os agricultores tivessem tempo para se regularizar. No entanto, depois o governo editou o Decreto 6.695, que excluiu desse prazo apenas os produtores que ocupam áreas da Amazônia.

Equívoco
Para o relator, a medida é equivocada, pois "trata com desigualdade os produtores rurais da Amazônia em relação aos produtores que desempenham suas atividades em outros biomas".

Ainda segundo Reis, o decreto relegou à ilegalidade o setor produtivo da região Norte e de parte das regiões Centro-Oeste e Nordeste, onde se situa o bioma Amazônia.

Tramitação
O projeto será analisado agora pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, segue para o Plenário.

Notícias relacionadas:
Área de recomposição de reserva legal na Amazônia pode ser reduzida
Deputados cobram legalização de áreas ocupadas na Amazônia
Deputado critica vetos em lei que regulariza terras na Amazônia
CCJ aprova cessão de terras federais a Rondônia
Câmara regulariza terras de Roraima e Amapá
Amazônia: produtores rurais reclamam de falta de acesso a crédito
Câmara aprova regularização de terras na Amazônia

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1375/2009

Íntegra da proposta