Política e Administração Pública

Projeto altera FPM para beneficiar cidades mais pobres

26/06/2009 - 13:24  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei Complementar (PLP) 458/09, do deputado José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG), que inclui a renda da população e o tamanho do município entre os critérios que devem ser observados para a divisão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nas cidades do interior.

Atualmente, o Código Tributário Nacional (Lei 5.172/66) determina que 10% do FPM seja reservado para a capital do estado e os outros 90% para as cidades do interior. Na divisão do bolo maior (90%), só deve ser observado o critério populacional.

Com o PLP 458, da parte que cabe às cidades do interior, 10% serão distribuídos conforme o tamanho do município, e o restante com base em um coeficiente individual de participação determinado pela renda per capita municipal e o contingente populacional.

Coeficientes
O projeto traz de forma detalhada os coeficientes que serão usados no cálculo da participação de cada prefeitura no bolo do FPM. Para o deputado Aparecido de Oliveira, o modelo atual de distribuição é insuficiente, pois não permite uma distribuição equitativa dos recursos.

Com a inclusão do novo critério, ele afirma que as cidades com maior contingente de pobres terão mais recursos para ampliar a rede de serviços públicos.

Tramitação
O projeto tramita em regime de prioridade, e antes de ir ao Plenário, será examinado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Parlamentares aprovam reforço de R$ 1 bilhão para os municípios
Comissão aprova auditoria em recursos para estados e municípios
Pequenos municípios poderão renegociar dívidas previdenciárias

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 458/2009

Íntegra da proposta