Deputado quer demissão do ministro Carlos Minc

24/06/2009 - 12:31  

O deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) pediu há pouco a demissão do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que participa de audiência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O deputado disse que Minc "envergonha o País", pelo fato de ele ter acusado os produtores rurais de serem "vigaristas" e depois ter dito que essa declaração não "corresponde ao seu pensamento".

O ministro pediu desculpas hoje por ter chamado os produtores rurais de vigaristas, durante manifestação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricutlura (Contag) no mês passado. O ministro admitiu que a declaração foi feita "no calor do carro de som" e não corresponderia ao seu "real pensamento".

"Olha que vergonha, o País ter um ministro que diz o que não pensa. Acho que o senhor deveria sair daqui e pedir demissão", disse Queiroz. "O verdadeiro vigarista é aquele que tapeia, engana, que fala demais", acrescentou.

Minc respondeu que é direito dos deputados pedir a demissão dele e que caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva acatar ou não o pedido dos parlamentares.

Declarações
O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), afirmou que as declarações de Minc foram feitas porque o ministro "não tem proposta e tem que criar factóides e acusações, satanizar alguém, para esconder a incompetência do ministério".

Já o líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), minimizou as declarações do ministro e afirmou que todas as pessoas já disseram frases que provocaram arrependimento. "Uma frase não apaga uma história de vida nem serve para julgar uma vida", declarou.

A audiência está sendo realizada no plenário 6.

Acompanhe o debate ao vivo pelo site da TV Câmara

Atualizada às 12h40

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.