Educação, cultura e esportes

Projeto transforma Porto Seguro em capital do Brasil por um dia

18/05/2009 - 20:24  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5000/09, da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que transfere, simbolicamente, a capital federal de Brasília para Porto Seguro (BA) em todos os dias 22 de abril, quando se comemora o Descobrimento do País.

Segundo a proposta, todos os atos e solenidades oficiais relativos à transferência deverão resgatar a história nacional — especialmente a dos nativos indígenas — e serão organizados por uma comissão com integrantes do Poder Executivo nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Turismo histórico
De acordo com a deputada, a transferência simbólica da capital vai estimular a região de Porto Seguro a se tornar "uma memória viva de nossa fundação como Nação, oferecendo a oportunidade de fortalecimento do turismo histórico, em benefício dos brasileiros de todas as regiões", e será "um forte atrativo de turistas estrangeiros que se somarão ao já expressivo contingente atual".

Tramitação
O projeto tramita em regime de urgência e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Notícias relacionadas
Educação aprova datas comemorativas para etnias do Brasil

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta