Mantega: fundo pode garantir empréstimos a pequenas empresas

15/04/2009 - 13:14  

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou há pouco que o governo está preparando um fundo garantidor de empréstimos feitos às pequenas e médias empresas para aumentar a oferta de crédito nesse setor. Ele não informou quando pretende concluir os estudos, mas afirmou que há uma demanda reprimida de até 50% na oferta de crédito para essas empresas por causa do aumento na quantidade de tomadores de crédito nos bancos.

"As pequenas e médias empresas foram sacrificadas porque houve um aumento no número de clientes, e os bancos puderam optar melhor para quem emprestar, daí as menores foram excluídas", afirmou durante audiência pública na Câmara sobre a crise financeira mundial.

Durante a audiência, o ministro anunciou ainda que o Ministério do Trabalho divulgará hoje que, em março, o saldo na geração de empregos formais atingiu 34,8 mil vagas. "Ou seja, as admissões superaram as demissões, isso é sinal que a crise está mais tênue no Brasil", declarou.

Mantega disse ainda "ter informações" de que o nível de inadimplência também caiu em abril, o que indicaria que a crise está enfraquecendo.

A audiência, promovida pelas comissões especiais que analisam os efeitos da crise e pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Finanças e Tributação, está sendo realizada no plenário 2.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.