Delegado comenta investigações de espionagem industrial no Brasil

08/04/2009 - 17:57  

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), avaliou há pouco que o mais relevante, até agora, no depoimento do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz foram as informações sobre uma série de documentos que estão na Justiça norte-americana relativas às supostas investigações irregulares da Kroll Associates no Brasil, nos conflitos entre a Brasil Telecom e o Grupo Opportunity, de Daniel Dantas.

A Justiça dos EUA determinou que a Kroll entregasse tudo relativo a espionagens industriais no Brasil. Dessa ação nos Estados Unidos, teria resultado um acordo entre as partes envolvidas, elaborado pelo então advogado do Grupo Opportunity Mangabeira Unger, atual ministro de Assuntos Estratégicos.

Segredos
O resultado foram 250 caixas de documentos envolvendo autoridades brasileiras e segredos de atividades "que podem ser nocivas" para o Brasil, segundo Protógenes. Esses segredos envolvem, acrescenta Protógenes, as obras de transposição do São Francisco; a privatização da Vale do Rio Doce; a venda de 49% das ações da Petrobras; e a exploração do subsolo brasileiro.

"Isso está disponível na Justiça americana, pois não está sob segredo", disse Protógenes, acrescentando que teve acesso ao processo por meio de uma cópia fornecida pela própria Brasil Telecom.

O delegado considerou importante verificar as consequências desse acordo em projetos que tramitam no Congresso. "Dessa forma, será possível perceber a rede de influência do Dantas, e a tentativa dele de cooptar autoridades, inclusive no Parlamento", afirmou Protógenes.

O depoimento ocorre no plenário 2 e está sendo transmitido ao vivo na página da TV Câmara na Internet. Assim que terminar a sessão do Plenário, a TV Câmara transmitirá ao vivo a reunião.

Reportagem – Vânia Alves
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.