Defesa do Consumidor debaterá itens de segurança de veículos

25/03/2009 - 16:15  

A Comissão de Defesa do Consumidor vai realizar audiência pública para debater os itens de segurança obrigatórios nos veículos brasileiros. O requerimento, de autoria do deputado Dimas Ramalho (PPS-SP), foi aprovado nesta quarta-feira. A data da audiência ainda não foi marcada.

Ramalho explicou que, segundo dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), com base na média entre os anos de 2003 e 2006, o trânsito brasileiro deixa por ano 34 mil mortes; 100 mil pessoas com deficiências temporárias ou permanentes e 400 mil feridos.

"São números assustadores que nos permitem imaginar o drama humano a que estão submetidas milhares de famílias brasileiras. Acreditamos que essa discussão é mais do que essencial para podermos comparar com o que é encontrado em outros países e, a partir daí, construir alternativas para que a falta de segurança dos carros nacionais não se perpetue", destacou Ramalho.

Participantes
O parlamentar sugeriu que sejam convidados para o debate o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo; o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Jackson Schneider; o diretor executivo da Fundação Procon de São Paulo, Roberto Augusto Castellanos Pfeiffer; o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Alziro Herz da Jornada; o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva; a coordenadora institucional do Pro-Teste, Maria Inês Dolci; e um representante do Ministério Público.

Notícias anteriores:
Aprovada na Câmara, exigência de airbag em carros já é lei
Rejeitada criação do Programa de Controle de Segurança Automotiva
Comissão aprova exigência de barras laterais em caminhões
Câmara aprova obrigatoriedade de terceira luz de freio
Comissão aprova sinal sonoro como alerta para uso do cinto
Câmara aprova ampliação de itens de segurança em carros

Da Redação/SR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.