Educação, cultura e esportes

Discussão do parecer à reforma da Lei Pelé é adiada por uma semana

11/03/2009 - 19:37  

Deputados querem mais tempo para analisar alguns pontos do substitutivo do relator, como a regra sobre o direito ao uso da imagem dos atletas.

Um pedido de vista conjunto adiou a discussão do projeto da reforma da Lei Pelé (PL 5186/05) para a próxima quarta-feira (18), às 14 horas. Na reunião desta quarta-feira, o relator, deputado José Rocha (PR-BA) apresentou seu substitutivo à proposta.

Entre os pontos incluídos no texto, Rocha destacou sua preocupação em valorizar os clubes formadores de atletas em geral, não só jogadores de futebol. O texto prevê o direito dos clubes de receber percentual sobre futuras transferências de atletas formados na entidade, conforme explica o relator.

"O clube formador terá direito a até 5% [do valor da transferência], dependendo da quantidade de anos que o atleta ficou na formação do clube. Isso é uma fonte de receita importante para o clube formador e também dá a oportunidade ao clube de manter o atleta por mais tempo", destacou. Segundo o texto, o percentual deverá ser de 0,5% a cada ano de vínculo do atleta, chegando a 5% em caso de dez anos de vínculo. Todos os clubes que, em períodos diferentes, tiverem participado da formação do atleta, terão direito a receber sua parte, conforme proporcionalmente lhes corresponda.

Empresários
O substitutivo também acaba com a figura do empresário na hora da assinatura dos contratos de atletas em formação, aqueles com mais de 12 e menos de 21 anos de idade. Nos contratos de atletas profissionais, o empresário poderá atuar, desde que seja registrado na entidade nacional de administração do desporto.

Pelo texto, pertencerá às entidades o direito de arena, ou seja, o direito de negociar a transmissão do espetáculo desportivo. Serão repassados aos atletas 5% da receita dessa exploração audiovisual. Já o direito ao uso da imagem do atleta poderá ser cedido ou explorado por ele e não se confunde com o contrato de trabalho.

Para o deputado Gilmar Machado (PT-MG), um dos que pediram vista – juntamente com Silvio Torres (PSDB-SP) e Dr. Rosinha (PT-PR) –, o uso da imagem e outros aspectos precisam de uma análise mais aprofundada. "Nós queremos realmente ter mais informações, inclusive conversando com todos os setores, para poder votar com maior tranquilidade na próxima reunião."

Notícias anteriores:
Substitutivo recompensa clube que forma atleta profissional
Ministro sugere mudar Lei Pelé para evitar saída de jovens atletas
Dirigentes de futebol sugerem estágio para jovens atletas
Para sindicatos, mudança na Lei Pelé só beneficia clubes

Reportagem - Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.