Educação, cultura e esportes

Sessão solene vai homenagear defensoras dos direitos femininos

02/03/2009 - 08:15  

A Câmara e o Senado realizam na quinta-feira (5) uma sessão solene conjunta para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março). Na ocasião, será entregue o Diploma da Mulher Cidadã Bertha Lutz às mulheres que se destacaram na defesa dos direitos femininos. Bertha Lutz foi a segunda mulher deputada da história do Brasil: eleita suplente em 1934, assumiu em 1936.

A Câmara também realiza, no dia 11 de março, um ato solene no qual será entregue o Diploma Carlota Pereira de Queirós (em alusão à primeira deputada brasileira, eleita em 1934). Na mesma ocasião, será lançada a página Mulheres no Parlamento, no site da Câmara.

Exposições
A história da luta das mulheres pelo reconhecimento de seus direitos será lembrada na exposição "As Conquistas da Mulher", que poderá ser visitada no corredor de acesso ao Plenário. A exposição tratará de fatos considerados significativos desde o início do século 20, período mais efervescente das conquistas femininas.

Os painéis relacionados à saúde, por exemplo, vão abordar o período anterior ao surgimento das políticas específicas para a saúde da mulher, quando o único diferencial era a gestação, e as inúmeras novas diretrizes desenvolvidas hoje pelo poder público.

A exposição também vai mostrar a legislação que trata dos direitos da mulher e apresentar as 46 deputadas em atuação hoje. A abertura da mostra ocorrerá na quarta-feira (4), às 15 horas.

Já o Gabinete de Arte, que funciona na Presidência da Câmara, vai exibir 13 quadros de artistas brasileiras. São obras do acervo da Casa e também cedidas de acervos particulares.

Notícias anteriores:
Em 2008, Câmara e Senado destacaram luta e conquistas femininas

Reportagem - Vania Alves
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.