Cidades e transportes

Comissão da Amazônia pretende discutir transporte aéreo na região

09/02/2009 - 17:23  

A presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), quer discutir o transporte aéreo na região. Preocupada com o acidente ocorrido no Amazonas, no último sábado (7), quando morreram 24 pessoas, a parlamentar vai propor a realização de audiências públicas, com a participação de especialistas e representantes do governo.

Capiberibe lembrou que o transporte aéreo é fundamental para vencer as grandes distâncias, abastecer e levar serviços essenciais às comunidades isoladas da Amazônia.

Medidas saneadoras
Segundo a deputada, o controle da atividade ainda não é adequado e o acidente do último sábado revela a urgência da adoção imediata de medidas saneadoras. Ela ressalta em especial a discrepância nas informações sobre o número de vítimas resultantes do acidente.

"Isso demonstra que é necessário que o Congresso Nacional, a Câmara e a Comissão da Amazônia se interessem para que esse controle seja mais efetivo, que essa política de tráfego aéreo aqui na Amazônia seja segura", observa.

Exemplo fluvial
Janete Capiberibe explicou que a ideia é adotar o mesmo procedimento promovido quanto ao transporte fluvial na região. Há cerca de 2 anos, um grupo de trabalho composto por representantes do setor público e da iniciativa privada estudam uma nova política de navegação para a Amazônia.

A deputada também vai convidar integrantes da Comissão da Amazônia para fazer o acompanhamento das investigações relativas ao acidente e propor sugestões para tornar o transporte aéreo mais seguro na região.

Notícias anteriores:
Transportes obriga empresas a informar passageiros sobre segurança
Secretário pede reforço para a aviação regional
Seguro aeronáutico poderá ser divulgado na internet
Proposta abre aviação comercial ao capital externo

Reportagem - Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.