Ciência, tecnologia e Comunicações

TV digital: especialistas esperam queda de preços em breve

16/12/2008 - 14:12  

Participantes do seminário da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática sobre o processo de implantação da TV digital no País acreditam que o preço mais baixo dos equipamentos e uma programação mais atrativa são essenciais para que o público brasileiro invista na compra dos televisores e conversores e tenha acesso à nova tecnologia.

Segundo os pesquisadores, até junho de 2009 os equipamentos produzidos no Brasil vão incluir o middleware Ginga. O usuário poderá, por exemplo, comprar pela televisão os produtos usados por uma atriz de novela ou acessar mais informações sobre um documentário ou filme.

Os expositores afirmaram também que a maior qualidade de imagem de vídeo e de áudio e maior número de canais, além da interatividade, também podem atrair mais público para a TV digital, o que deve aumentar a demanda por equipamentos e a conseqüente queda nos preços.

Hoje, os conversores custam entre R$ 199 e R$ 800. O sinal da TV digital está disponível em oito capitais (São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Cuiabá) e em Campinas (SP).

Em 2009, segundo o Ministério das Comunicações e da Anatel, o sinal digital vai chegar a todas as capitais.

Participaram dos debates desta manhã, entre outros, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg; a diretora-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel; o conselheiro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) Evandro Guimarães; o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins.

O seminário prossegue no período da tarde no plenário 13.

Veja a programação

Reportagem – Cristiane Bernardes /Rádio Câmara
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.