Cidades e transportes

Convidados divergem sobre campanha contra tráfico de pessoas

11/12/2008 - 14:16  

A chefe da coordenadoria do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Presidência da República, Cyntia Bicalho Uchoa, anunciou hoje na Câmara que o governo fará uma grande campanha publicitária para alertar a população sobre o tráfico de pessoas. O anúncio foi feito durante audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família para discutir o Projeto de Lei 2845/03, que prevê a criação de um Sistema Nacional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, com ações articuladas do governo federal, dos estados e dos municípios.

O procurador da República, Daniel Resende Salgado, que também participou da audiência, criticou a iniciativa. Segundo ele, essas campanhas estigmatizam a mulher (que são as principais vítimas do tráfico internacional)e não atingem o público que deveriam atingir. "[Essas campanhas] acabam atraindo vítimas para o tráfico internacional de pessoas em vez de causar repulsa a essa prática", disse Salgado.

Cyntia rebateu as críticas. Em sua avaliação, uma campanha bem feita chegará às vítimas do tráfico internacional sem estigmatizar as mulheres.

O procurador disse ainda que a principal dificuldade no combate ao tráfico internacional de pessoas é convencer essas pessoas de que elas precisam de ajuda. "Muitas vítimas não se reconhecem como vítimas, vêem o aliciador como uma pessoa que dá condições de melhoria das condições de vida", afirmou. "Para as pessoas se sentirem como vítimas é preciso fazer uma campanha", voltou a defender Cyntia Bicalho Uchoa.

Política contra o tráfico
Cyntia disse que, desde de 2006, o governo colocou em prática a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Foram instalados, por meio de convênios, núcleos de enfrentamento ao tráfico de pessoas, nos estados do Rio de Janeiro, do Pará, de São Paulo, de Pernambuco e de Goiás. A idéia, segundo Cyntia, é implantar esses núcleos em todos os estados.

Esses núcleos são programados para coordenar as ações governamentais contra o tráfico de pessoas em locais onde esse crime é mais comum.

A deputada Gorete Pereira (PR-CE), relatora do PL 2845/03, afirmou que o tráfico internacional de pessoas, sobretudo de mulheres para prostituição, é um problema grave que precisa ser combatido pelo País. Para ela, a reunião de hoje foi uma boa oportunidade para conhecer as ações que o governo federal, o estados e os municípios estão tem adotado contra essa prática.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.