Dilma diz que PAC é fruto do esforço fiscal do governo

03/12/2008 - 13:23  

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que a atual situação fiscal brasileira é boa a ponto de "fazer inveja a Margaret Thatcher", em referência a ex-primeira-ministra britânica conhecida pelo rigor com que controlava a economia. Dilma participa de audiência pública com seis comissões da Câmara para fazer um diagnóstico da crise financeira internacional e do impacto nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A comparação com a ex-líder britânica foi uma resposta ao deputado Fernando Coruja (PPS-SC), que classificou o PAC como um programa que está servindo para amenizar a queda da atividade econômica no Brasil provocada pela crise financeira internacional. Para Dilma, o PAC é fruto do esforço fiscal ­que reduziu para 36,6% a relação da dívida líquida com o Produto Interno Bruto (PIB), "enquanto a Itália está com 104%".

A ministra afirmou que o PAC tende a crescer nos próximos anos, na medida em que o Orçamento público permitir. "Não podemos perder de vista que o PAC significou a colocação do investimento na ordem do dia", disse.

Segundo ela, para aumentar os investimentos do PAC será necessário dar mais eficiência à administração pública. "Sempre há o que cortar. Se as empresas acham, o governo também pode achar."

Santa Catarina
Durante a audiência, a deputada Angela Amin (PP-SC) cobrou da ministra uma visita a Santa Catarina, estado que enfrenta dificuldades provocadas pela chuva das últimas semanas. Dilma admitiu que ainda não visitou o estado depois da enchente, mas disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o governo ofereça os recursos e o suporte necessários para a recuperação do estado.

A ministra acrescentou que o governo autorizou a flexibilização do uso dos recursos previstos para Santa Catarina na MP 448/08, para que esses recursos também sejam aplicados na recuperação de infra-estrutura. A MP 448 destina R$ 1,6 bilhão para socorrer estados atingidos pelas chuvas.

A audiência com Dilma está sendo promovida por seis comissões da Câmara (Finanças e Tributação; de Desenvolvimento Urbano; de Fiscalização Financeira e Controle; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e de Viação e Transportes). O evento ocorre no plenário 4.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.