Agropecuária

Trabalho aprova regras para pagar seguro-desemprego para pescador

01/12/2008 - 20:21  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (26) o Projeto de Lei 1828/07, do Senado, que determina que o pagamento do seguro-desemprego devido ao pescador artesanal será efetuado no primeiro dia do período em que a pesca é proibida (defeso).

A comissão aprovou uma emenda do relator, deputado Paulo Rocha (PT-PA), determinando que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comunique ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador e ao Ministério do Trabalho quando começará o defeso 60 dias antes de a proibição começar.

A proposta original determina que esse aviso seja feito 15 dias antes de seu início para que os órgãos responsáveis possam analisar os pedidos e providenciar o pagamento.

Paulo Rocha afirma que as mudanças atendem a antigas reivindicações dos pescadores que sofrem com os atrasos nos pagamentos do benefício previdenciário durante o defeso.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade, também já foi aprovada pela Comissão de Agricultura. A seguir, o projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova seguro-desemprego para pescador artesanal
Projeto regulariza terras ocupadas por pescador artesanal
Agricultura aprova financiamento para pescador artesanal

Reportagem - Vania Alves
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1828/2007

Íntegra da proposta