Dilma Rousseff vem explicar impacto da crise nas medidas do PAC

01/12/2008 - 14:21  

A Câmara realiza na quarta-feira (3) audiência pública para ouvir a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre os impactos da crise do sistema financeiro internacional na implementação das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O debate será promovido pelas comissões de Finanças e Tributação; de Desenvolvimento Urbano; de Fiscalização Financeira e Controle; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e de Viação e Transportes.

O debate será realizado às 10 horas, no plenário 4.

Investimentos públicos
Autor de um dos requerimentos para a realização da audiência, o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) afirma que, mesmo fortalecida com medidas do governo, a economia brasileira tem sentido efeitos diretos da crise financeira internacional. Por isso, o deputado considera necessários esclarecimentos sobre como ficam os investimentos públicos, principalmente aqueles vinculados ao PAC. "No bojo do programa há investimentos importantes nas áreas de habitação, saneamento e transporte urbano que interessam diretamente a Comissão de Desenvolvimento Urbano."

Infra-estrutura
O deputado Fernando Coruja (PPS-SC) disse que um dos primeiros setores a sofrer perdas com a crise será o de investimentos públicos em infra-estrutura, mais especificamente o de portos e hidrelétricas. "Setores que formam a base do PAC já são os mais atingidos pela escassez de crédito internacional. Além disso, de setembro para outubro, os investimentos nas obras do PAC caíram quase 80% em conseqüência da crise econômica", disse o deputado, que solicitou o debate na Comissão de Finanças e Tributação.

Em 3 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é uma "questão de honra" para o governo federal manter as obras previstas no PAC mesmo com a crise financeira internacional. Lula disse que uma das formas de enfrentar a crise é fortalecer as obras de infra-estrutura e o mercado interno. As declarações foram feitas no programa de rádio "Café com o Presidente".

A audiência com a ministra Dilma também foi sugerida pelos deputados Miguel Corrêa (PT-MG), Hugo Leal (PSC-RJ), Paulo Pimenta (PT-RS), Janete Capiberibe (PSB-AP) e Eduardo Valverde (PT-RO).

Notícias anteriores:
Crise faz governo mudar orçamento e prever redução do crescimento
Ministra garante que PAC no DF está dentro do prazo

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.