Cidades e transportes

Comissão de Trabalho aprova criação de universidade em Chapecó

17/11/2008 - 17:52  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, na quarta-feira (12), o Projeto de Lei 3774/08, do Executivo, que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com sede em Chapecó (SC).

Segundo a proposta, a UFFS vai oferecer inicialmente 30 cursos de graduação e tem como meta atender a 10 mil estudantes nos cursos de graduação, mestrado e doutorado.

O quadro de pessoal previsto para a universidade será composto de 500 cargos de professores, 108 cargos técnico-administrativos de nível superior e 232 de nível intermediário.

Conquista
O relator na comissão, deputado Marco Maia (PT-RS), considerou a criação da universidade "uma conquista da comunidade local", que "além de gerar conhecimento para a região, novas oportunidades aos jovens, desenvolvimento regional integrado, também vai qualificar a mão-de-obra".

Maia destaca em seu relatório que a região de Chapecó não conta, atualmente, com nenhuma universidade pública e gratuita o que "vem causando atraso no desenvolvimento regional e uma forte desilusão com o futuro por parte da juventude".

O PL 3774/08 tramita apensado ao PL 2199/07, do deputado Vignatti (PT-SC), que autoriza a criação da Universidade Federal da Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul, também em Chapecó. Marco Maia, no entanto, considerou a projeto de deputado do Paraná inconstitucional, uma vez que criar universidades federais públicas é atribuição exclusiva do Executivo.

Tramitação
Os projetos tramitam em caráter conclusivo e ainda serão analisados pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Trabalho aprova criação da universidade luso-afro-brasileira
Finanças rejeita nova fonte de recursos para universidade pública
Especialistas criticam modelo de financiamento do ensino superior
Professores defendem autonomia universitária com supervisão do Estado

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Newton Araújo Jr.

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.