Produtor reclama de invasão de alho da China

28/10/2008 - 16:33  

O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Rafael Jorge Corsino, reclamou que o Brasil está consumindo o "lixo" do alho da China e da Argentina, que entra no mercado nacional com preço muito baixo e está prejudicando a produção nacional. Corsino denunciou que todo o alho comercializado no País em maio deste ano veio da China.

O dirigente está participando da reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Regional que discute a situação da cadeia produtiva de alho no Brasil.

O coordenador-geral de Qualidade Vegetal (SDA) do Ministério da Agricultura, Fernando Guido Penariol, explicou que todo alho que é comercializado no Brasil atende ao padrão oficial do ministério.

Corsino acrescentou que a China subsidia a produção para manter seus produtores no campo. "A entrada em massa do alho da China e da Argentina tem inviabilizado a manutenção dos produtores brasileiros."

Taxa antidumping
O secretário do comércio exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Welber Barral, informou que 57% do alho que entra no Brasil não está pagando a taxa antidumping. Ele diz que os importadores conseguiram liminares na justiça brasileira para não efetuar o pagamento com as mais variadas alegações. Segundo o secretário, a Receita Federal está recorrendo e obtendo a derrubada das liminares em tribunais superiores. "Até que as liminares sejam derrubadas, eles ficam sem pagar, prejudicando toda a cadeia produtora de alho."

Dumping é um sistema de economia protecionista que coloca produtos no mercado internacional a preço de custo, incentivando artificialmente a exportação, ao mesmo tempo que eleva os preços no mercado interno para compensar o prejuízo.

O debate prossegue no plenário 5.

Reportagem - Karla Alessandra/ Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.