Educação, cultura e esportes

Homenagem a vítimas da ditadura gera polêmica na Câmara

17/10/2008 - 16:26  

A aprovação pela Comissão de Educação e Cultura, na quarta-feira (15), do Projeto de Lei 2239/07, que homenageia as vítimas da ditadura militar, provocou polêmica na Câmara. A proposta institui o dia 28 de agosto — data de sanção da Lei da Anistia, em 1979 — como o dia nacional de homenagem a todas as vítimas da repressão.

O projeto seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se for aprovado, irá diretamente para o Senado, pois tramita em caráter conclusivo. Porém, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) apresentou requerimento para que ele seja votado também na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara.

De acordo com Jair Bolsonaro, é importante que o projeto, da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), seja discutido pela Comissão de Defesa. "A Lei da Anistia está em pleno vigor e tudo funciona razoavelmente bem no nosso País, então não é justo tentar abrir feridas", disse ele. "Muitos que morreram no regime militar e foram torturados eram marginais, bandidos, seqüestradores e terroristas", acrescentou.

Ele disse que, se o seu pedido for rejeitado, apresentará requerimento para que o projeto vá ao Plenário da Câmara. "No Plenário ele dificilmente entrará em pauta, e se entrar tenho certeza da vitória", afirmou.

Fortalecimento da democracia
Bolsonaro considera que o projeto é "revanchista". A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que deu parecer favorável ao texto, não aceita esse rótulo, pois segundo ela o objetivo é "lembrar as vítimas", e não "execrar os opressores".

Vanessa Grazziotin ressaltou que não pretende atacar as Forças Armadas, pois hoje os militares lutam pelo fortalecimento da democracia. Entretanto, ela afirmou que não é possível "passar uma borracha no passado".

A deputada discorda da necessidade de análise da proposta na Comissão de Defesa, porque segundo ela o texto não tem relação técnica com os assuntos desse colegiado: "É um projeto simbólico, de reconhecimento à luta daqueles que, durante a ditadura militar, lutaram para restabelecer a democracia e a liberdade de expressão." Vanessa Grazziotin ressalta que os adversários da ditadura não eram terroristas.

Ela quer conversar com os militares para mostrar que o objetivo não é denegrir a imagem das Forças Armadas. A deputada pedirá ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, que o projeto continue na CCJ.

Notícias anteriores:
Seminário pede reconhecimento da ilegalidade da ditadura
OAB questionará no STF prescrição de crimes de tortura
Filho de Goulart defende indenização pelo golpe de 64 por parte dos EUA
Comissão quer dados sobre envolvimento de brasileiros na Operação Condor
Procurador sugere comissão para investigar operação da ditadura
Anistiados pedem abertura de todos arquivos da ditadura
Seminário comemora 25 anos de luta pelos direitos humanos

Reportagem - Cristiane Bernardes/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.