Comissão debate centralização de gestão de elétricas na região Norte

15/10/2008 - 08:20  

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional discute hoje com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a centralização da gestão das empresas da Eletronorte na Eletrobrás. "O ministério errou ao centralizar em uma única diretoria da Eletrobrás a distribuição de toda energia do Amazonas e de mais seis estados. O pior é que essa diretoria tem sede no Rio de Janeiro", critica o deputado Marcelo Serafim (PSB-AM), que propôs a realização da audiência.

Marcelo Serafim reclama que o Amazonas sofre hoje com constantes apagões. "A situação mais preocupante é a de Manaus, cuja população está tendo de conviver com um racionamento injusto", disse.

O deputado Carlos Souza (PP-AM), autor de outro requerimento para realização do debate, também criticou a centralização das empresas pela Eletrobrás. "A centralização da gestão, além de ferir a autonomia administrativa e financeira das empresas, desvia o foco do problema. A necessidade premente é o aumento dos investimentos para suprir as deficiências do setor energético", avalia.

O debate está marcado para as 10 horas no plenário 14.

Notícias anteriores:
Átila Lins critica centralização de companhias energéticas
Eletrobrás nega fusão ou privatização no Norte e Nordeste

Da Redação/ND

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.