Ciência, tecnologia e Comunicações

Educação elege vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro 2008

03/09/2008 - 13:31  

A Comissão de Educação e Cultura escolheu hoje os vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro deste ano. Distribuído anualmente desde 2000, o prêmio é um reconhecimento aos trabalhos ou ações que se destacaram na defesa e na promoção da educação, especialmente as iniciativas relacionadas à educação popular. A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá até o fim do ano.

Confira os vencedores:
- 1º lugar: Fundação Nestlé Brasil – Programa Nutrir. Indicada pelo deputado Lobbe Neto (PSDB-SP).

A Nestlé identificou em pesquisas de perfil nutricional da população brasileira, que a fome e a obesidade são dois dos maiores problemas do Brasil. O Estudo Nacional de Despesa Familiar de 2004 apontou que 42% das famílias brasileiras consumiam diariamente menos calorias do que deveriam e havia um grande número de crianças com peso e estatura aquém do esperado. Embasada nessa realidade, a empresa lançou o Programa Nutrir, que é um programa de educação alimentar para prevenir a desnutrição em crianças e jovens de 5 a 14 anos, em situação socioeconômica desfavorável.

- 2º lugar: Fundação Victor Civita. Indicada pelo deputado Gastão Vieira (PMDB-MA).

Entidade sem fins lucrativos, a FVC foi criada em setembro de 1985 pelo então presidente do Grupo Abril, Victor Civita, com a missão de contribuir para a melhoria da educação básica, por meio de valorização e do aprimoramento do educador. Entre as iniciativas da fundação destacam-se o lançamento, em 1986, da Revista Nova Escola, e a promoção, há 11 anos, do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.

- 3º lugar: pedagoga Maria Radespiel. Indicada pelo deputado Antônio Roberto (PV-MG).

Professora, pedagoga, empresária da educação e autora de livros didáticos. Ela iniciou seu trabalho como educadora aos 13 anos, em um distrito do município de Sabará (MG), onde no quintal de sua casa ensinava seus irmãos mais novos e as crianças vizinhas. Desde então, Maria Radespiel desempenhou várias funções escolares e produziu livros para educação infantil, fundamental e para a educação de jovens e adultos.

No ano passado, foram premiados o Instituto Dom Barreto, de Teresina (PI); o projeto Amigos da Escola - Todos pela Educação, da Rede Globo; e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Da Redação/ND

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.