Direitos Humanos

Direitos Humanos recebe denúncia contra tropas no Haiti

20/08/2008 - 22:51  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias recebeu, nesta quarta-feira, denúncia contra supostos abusos das tropas brasileiras no Haiti. O deputado Luiz Couto (PT-PB), integrante da comissão, participou de reunião com o advogado haitiano David Josué e com o integrante do diretório nacional do PT Markus Sokol. Eles mostraram um vídeo com imagens de supostos ataques de soldados brasileiros à população local durante rotina de fiscalização em áreas pobres da capital, Porto Príncipe.

Sokol pediu a retirada imediata do contingente. "É uma situação difícil para um soldado ser colocado numa missão agressiva num país estranho. Nada justifica a violação de crianças e mulheres e o tiroteio indiscriminado contra a população numa favela; nada justifica que para caçar supostos bandidos helicópteros metralhem do alto uma população dentro de casa", argumentou.

Segundo o deputado Luiz Couto, a primeira providência da comissão será convidar soldados que estão naquele país para uma audiência pública. A segunda será formar um grupo para ir ao Haiti, para conversar com os autores de denúncias de atrocidades "que poderiam ter a conivência ou a omissão de quem comanda as tropas".

Os soldados brasileiros estão no país desde 2004, como parte da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). São 1,2 mil integrantes do Exército brasileiro que comandam cerca de 8,5 mil soldados do Chile, Uruguai, Argentina e Sri Lanka.

Ministério da Defesa
A assessoria de imprensa do Ministério da Defesa divulgou nota na qual diz que a Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pela missão de paz, já foi consultada; mas até agora o ministério não recebeu confirmação que a ONU recebeu essas denúncias.

De acordo com a assessoria, a ONU observa que denúncias de teor semelhante ocorreram em outros momentos, sempre que houve algum confronto mais sério entre a força multinacional de paz e as gangues que aterrorizavam a população civil.

A nota conclui que a missão de paz comandada pelo Brasil tem recebido elogios nos últimos anos, por causa da forma equilibrada com a qual as operações são conduzidas. O resultado disso, segundo o texto, é a forma carinhosa com que a população do Haiti trata os soldados brasileiros desde o momento em que a paz foi assegurada.

Notícias anteriores:
Câmara aprova envio de engenharia do Exército ao Haiti
CCJ aprova aumento de efetivo militar no Haiti

Reportagem - Idhelene Macedo/ Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.