Líderes definem na próxima semana prioridade de votações

08/08/2008 - 16:23  

Vencida a votação da medida provisória mais polêmica que trancava a pauta da Câmara, a da renegociação da dívida agrícola (432/08), os líderes partidários devem discutir na próxima semana uma pauta de propostas que poderão ser votadas antes das eleições de outubro.

Mesmo com quase 20% dos deputados candidatos a prefeituras, a Câmara ainda não definiu a agenda de votações para o período. Mas os partidos de oposição já estão dispostos a negociar. Há apenas uma medida provisória e dois projetos de lei com urgência constitucional vencida que ainda precisam ser votados para que a Câmara se debruce sobre uma pauta de iniciativa do próprio Legislativo.

Nesta semana, o líder do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), reafirmou que seu partido vai seguir a determinação do presidente da Câmara. Só agora, com a superação da MP da Dívida Agrícola, o líder disse que haverá espaço para discutir uma agenda de projetos que poderão ser votados.

Já o líder do PT, Maurício Rands (PE), defendeu a realização de um esforço concentrado para que os deputados possam se dedicar às eleições. "Estou entre os que acham que deveríamos ter mais uma ou duas semanas em agosto e mais uma ou duas em setembro com uma boa pauta que represente reivindicações da sociedade. A produção da Câmara é que vai servir de fita métrica para avaliar o trabalho [do candidato]."

Rands lembra que a base governista já sugeriu no início de julho a votação de diversas propostas, entre elas a Reforma Tributária (PECs 233/08, 31/07 e outras), a mudança no rito de tramitação das medidas provisórias (PEC 511/06), o projeto que reserva metade das vagas nas universidades federais para alunos de escolas públicas (PL 73/99) e o projeto que aumenta para seis meses a licença-maternidade (PL 2513/07).

O presidente da Câmara convocou sessões do plenário de terça (12) a quinta-feira (14) na semana que vem.

Projetos da oposição
O líder do PSDB, deputado José Aníbal (SP), apresentou uma lista de prioridades ao presidente Arlindo Chinaglia, com nove projetos nas áreas de segurança pública, meio ambiente e economia. Para Aníbal, é preciso chegar a uma agenda de consenso, "que ponha a Câmara em sintonia com os desafios que estão colocados".

A reunião dos líderes será na terça-feira, às 10 horas, no gabinete da Presidência da Câmara.

*Matéria atualizada às 17h34.

Notícias anteriores:
Plenário pode votar PEC que muda tramitação de MPs
Chinaglia quer acordo para votar nova tramitação de MPs
Reforma tributária: relator desiste de propor novo ICMS
Grupo define propostas para reformar legislação penal

Reportagem - Geórgia Moraes/ Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.