Ministério constata problemas em 26% dos frangos testados

27/05/2008 - 16:39  

O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Nelmon Oliveira da Costa, informou que 26% das amostras de carne congelada de frango coletadas pelo Ministério da Agricultura ainda apresentam excesso de água. A checagem faz parte do programa do ministério de prevenção e controle da absorção de água em carcaças de frangos, que monitora atualmente 119 empresas em 18 estados. O limite máximo de água permitido pela atual legislação é de 6% do volume da peça.

Controle extra
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, considera o percentual alto, mas lembra que as grandes redes de supermercados fazem um controle extra do volume de água nos frangos congelados, além da fiscalização feita pelo Ministério da Agricultura. Ele lembrou que os supermercados assumem uma responsabilidade solidária no caso de constatação de excesso de água. A responsabilidade primária é das empresas produtoras. Sussumu lembrou, no entanto, que esse controle adicional não é feito pelos pequenos supermercados.

O presidente da Abras informou que os supermercados respondem por mais de 80% da distribuição de frango no mercado interno. A entidade, segundo ele, repassa a todos os associados as recomendações do Ministério da Agricultura e do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

A audiência ocorre no plenário 5.

Reportagem - José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.