Cidades e transportes

Comissão avalia exploração de terra indígena na Austrália

19/05/2008 - 21:04  

Deputados da Comissão Especial de Exploração de Recursos de Terras Indígenas (PL 1610/96) estão na Austrália para conhecer a experiência do país na regulamentação do uso de recursos minerais em terras de aborígenes. O presidente do colegiado, deputado Edio Lopes (PMDB-RR), disse que já foi possível verificar que a autorização para esse tipo de exploração depende de menos exigências do que as previstas no projeto. "Esse processo, ao contrário do que se pensa no Brasil, é mais simplificado. Há uma consulta da empresa interessada com um conselho das comunidades envolvidas, que tem poder decisivo", explicou.

De acordo com Edio Lopes, não é necessária, na Austrália, a autorização do Congresso para a exploração mineral das terras. Os deputados da comitiva ainda vão conversar com dirigentes de uma empresa australiana que pratica mineração e com representantes dos aborígenes.

O PL 1610/96 condiciona a exploração a autorização do Congresso Nacional. O texto prevê o pagamento de royalties para os índios e para a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Relatório
A idéia é que a experiência na Austrália possa contribuir para a elaboração do parecer ao projeto. O relatório final do deputado Eduardo Valverde (PT-RO) deve ser apresentado à comissão especial no fim de junho.

Em relatório prévio, Valverde propõe o pagamento aos índios pela ocupação e retenção da área objeto do contrato de concessão, além da participação nos resultados da lavra e dos subprodutos comercializáveis dos minérios extraídos. A participação mínima no resultado da lavra será de 3% do faturamento bruto resultante da comercialização do produto mineral, sendo esse valor analisado caso a caso.

Notícias anteriores:
Líderes indígenas querem plebiscito para explorar minério
Tribos pedem estatuto antes de mineração em terra indígena
Procuradora vê avanço em texto sobre exploração de minério
País precisa explorar terras indígenas, diz secretário
Debatedores defendem regulamentação de recursos indígenas
Relator respeitará etnias em parecer sobre terra indígena

Reportagem - Paula Bittar/ Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.