Comissão lança documentário sobre Operação Condor

30/04/2008 - 21:11  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias promoveu, nesta quarta-feira, o pré-lançamento do documentário "Condor", do cineasta Roberto Mader. O filme mostra detalhes da Operação Condor, que foi uma aliança das ditaduras militares instaladas no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia entre as décadas de 70 e 80.

A maioria dos militares afirma que havia apenas um intercâmbio dos serviços de inteligência desses países e nega a realização de uma operação conjunta contra os opositores da ditadura. No entanto, o documentário traz evidências de assassinatos e seqüestros coordenados pela repressão militar no Cone Sul.

Roberto Mader espera que o filme ajude o Brasil a avançar na divulgação dos documentos secretos da ditadura e nos mecanismos de anistia. "A anistia no Brasil foi conseguida dentro de determinadas circunstâncias políticas. Era a anistia possível naquele momento. [Hoje] o momento é diferente. Com as informações que a gente já tem a mais, já está no momento de rever o que foi feito, porque muita coisa tentou-se varrer para debaixo do tapete. A gente tem que lidar com esse passado."

O cineasta assinala que ainda há muita informação de vários arquivos sobre esse período que não foram abertos. "É um direito a gente saber o que tem dentro desses arquivos."

Prioridades da comissão
A abertura dos arquivos da ditadura e a localização da ossada dos desaparecidos políticos estão entre as prioridades da Comissão de Direitos Humanos. O vice-presidente da comissão, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), disse que o documentário fortalece as convicções sobre a existência da Operação Condor e reforça as ações dos parlamentares junto ao governo federal. "Vamos construir esse caminho de abrir todos os arquivos, desclassificar todos os documentos considerados secretos e torná-los públicos, porque é uma história trágica, de horror, mas é uma história que precisa ser rememorada para que isso não se repita nunca mais. Que fique de exemplo também para que outros países não pratiquem essa ditadura feroz que aconteceu aqui no Brasil e em outros países da América do Sul", disse.

Também participaram da sessão especial no auditório Nereu Ramos o assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurério Garcia, e representantes das embaixadas do Uruguai e do Chile.

O documentário "Condor" entra em circuito nacional nesta semana nas principais cidades do País.

Deputada destaca lado macabro da Operação Condor
Arquivos da ditadura militar estão prontos para divulgação
Anistiados pedem abertura de todos arquivos da ditadura

Reportagem - José Carlos Oliveira/ Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.