Política e Administração Pública

Etanol e biodiesel poderão ser monopólios da União

24/04/2008 - 19:54  

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 238/08, apresentada à Câmara pela deputada Iriny Lopes (PT-ES), inclui a pesquisa, a produção e a distribuição de etanol e biodiesel entre os monopólios da União. Na prática, isso significa que eles terão o mesmo status das jazidas de petróleo, gás natural e dos minerais nucleares, só podendo ser explorados mediante concessão pública.

A PEC inclui um novo inciso no artigo 177, que define as fontes energéticas cujos direitos de exploração são exclusivos da União. Segundo o texto da proposta, o plantio de espécies destinadas à produção de etanol e biodiesel deverá levar em conta diversos preceitos constitucionais, como o respeito ao meio ambiente, o fomento à agricultura, a redução das desigualdades regionais e do desemprego e a preservação das terras indígenas.

Terras públicas
A proposta determina ainda que o plantio poderá ser feito em terras públicas, que não poderão ser objeto de usucapião. Quando o plantio não respeitar os preceitos constitucionais, a PEC abre a possibilidade de interdição das atividades por decisão judicial.

Segundo a autora da proposta, o objetivo é garantir a soberania do País em uma área energética fundamental nos tempos atuais. A deputada alerta que a crescente demanda por combustíveis verdes poderá comprometer a produção de alimentos no País, reforçando os problemas sociais.

O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, com quase 18 bilhões de litros na safra passada (2006/07), segundo a entidade que reúne os produtores de cana-de-açúcar (Unica). No caso do biodiesel, o País tem vantagens comparativas, podendo plantar diversas espécies para a extração do óleo vegetal, como soja, babaçu, algodão, girassol, mamona e palma.

Tramitação
A proposta terá a admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, seguirá para uma comissão especial, antes da votação em dois turnos pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Debatedores ressaltam potencial energético da biomassa
Fundo pode favorecer município produtor de biocombustível
Termelétricas poderão usar biodiesel em vez de carvão
Projeto destina royalties para pesquisa em biocombustível
Proposta limita capital externo na produção de etanol
Comissão facilita produção de energias alternativas
Uso da biomassa pode triplicar produção de etanol
Seminário aponta vantagens de fontes renováveis de energia

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 238/2008

Íntegra da proposta