Ministro destaca trabalho científico em prol do ambiente

23/04/2008 - 11:45  

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, afirmou há pouco que o governo brasileiro tem desenvolvido inúmeras ações no sentido de alertar a população para as possíveis conseqüências do modelo de desenvolvimento atual. O mais importante, disse, é o Plano de Ação de Ciência e Tecnologia e Inovação 2007-2010, que congrega vários ministérios. O objetivo é atuar nas áreas de preservação, desenvolvimento tecnológico das empresas, pesquisa em áreas estratégicas como biocombustíveis, recursos naturais e biodiversidade e desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Rezende disse ainda que o mundo percebeu que não pode manter o modelo de desenvolvimento dos últimos 30 anos e que essa percepção decorreu do trabalho de cientistas.

O ministro participa do seminário "Planeta Terra em nossas Mãos", promovido pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Minas e Energia; e pela Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas.

Dependência
O deputado Nilson Pinto (PSDB-PA), que sugeriu o evento, afirmou que a popularização das ciências ajudam na preservação do planeta. Ele disse que poucos se dão conta de que os bens utilizados no dia-a-dia são fruto da exploração mineral, mas que se percebe a dependência desses recursos nas crises do petróleo, por exemplo. Em sua opinião, a escolha de 2008 como Ano Internacional do Planeta Terra é fundamental para essa conscientização.

O evento ocorre no auditório Nereu Ramos.

Reportagem - Vania Alves
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.