Comissão discute denúncias de corrupção no IML do Rio

22/04/2008 - 22:33  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza audiência pública nesta quarta-feira (23) para discutir denúncias de corrupção Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro. Serão ouvidos ouvir o médico legista e professor universitário Daniel Ponte e o delegado de Polícia Civil Alexandre Neto. Ambos do estado do Rio de Janeiro.

Daniel Ponte assumiu a vice-diretoria do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro em setembro de 2005. De lá para cá, ele tem sido alvo de perseguição e ameaça de morte por denunciar atos de corrupção no órgão. O médico revelou que funcionários do IML cobravam até R$ 250 pela liberação dos corpos, que as funerárias pagavam propinas para funcionários do órgão e que foram registrados roubos de material do instituto e fraudes com seguro de pessoas mortas. O dossiê com as denúncias foi encaminhado à Corregedoria da Polícia Civil e a diversas autoridades, inclusive do governo federal.

Desde as primeiras ameaças, o médico tem usado colete a prova de balas. Dois dos policiais que repassaram informações a ele foram assassinados. Daniel Pontes já foi objeto, inclusive, de manifestação da Organização dos Estados Americanos (OEA) que pediu providências às autoridades brasileiras. A própria Comissão de Direitos Humanos da Câmara já pediu providências para o caso.

Já o delegado Alexandre Neto, que tem referendado as denúncias do Daniel Ponte, é conhecido no Rio de Janeiro por suas posições na luta por melhores condições de trabalho na Polícia Judiciária e por maior transparência dos órgãos de segurança pública do estado. Por suas posições, o delegado foi vítima de atentado no ano passado.

A audiência está marcada para as 14 horas no plenário 9.

Da Redação/PCS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.