Política e Administração Pública

Segurança aprova estrutura para escutas em teles

18/04/2008 - 09:51  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na quarta-feira (16) o Projeto de Lei 1730/07, do deputado William Woo (PSDB-SP), que obriga as empresas prestadoras de serviços de telecomunicações a manter órgãos dedicados exclusivamente ao atendimento das ordens judiciais de interceptação telefônica.

Pelo projeto, essas ordens judiciais deverão ser cumpridas no máximo em dois dias, a menos que o juízo competente estabeleça outro prazo. O não-cumprimento sujeitará a empresa a multa aplicada pelas secretarias estaduais de Segurança Pública, sem prejuízo de outras sanções penais cabíveis contra os seus diretores.

Emenda
O relator, deputado Alexandre Silveira (PPS-MG), apresentou parecer pela aprovação, com emenda que destina o montante arrecadado com as multas ao orçamento das secretarias estaduais de Segurança Pública. O projeto original destina a arrecadação ao Fundo Nacional de Segurança Pública.

O relator argumenta que as secretarias terão que arcar com os custos administrativos da arrecadação. Alega também que, se os recursos forem para o Fundo Nacional, gerido pela União, os estados poderão ser desestimulados a aplicar as multas.

Para Alexandre Silveira, o projeto vem em boa hora, e o prazo máximo de dois dias tem viabilidade técnica, não havendo justificativa para que não seja atendido. "A atividade de inteligência policial é fundamental para o êxito das ações de repressão ao crime, e a rápida interceptação telefônica ocupa lugar de destaque, uma vez que a demora pode significar perda de eficácia", diz o relator.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, segue para as comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Brasil teve 409 mil grampos a pedido da Justiça em 2007
Abin defende autorização para escuta em caso de terrorismo

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1730/2007

Íntegra da proposta