Trabalho, Previdência e Assistência

Conselho aponta falta de capacitação em saúde indígena

15/04/2008 - 20:32  

O coordenador do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) de Altamira (PA), William Cesar Lopes Domingues, afirmou nesta terça-feira que a atuação dos Condisis é limitada por falta de capacitação dos conselheiros locais e distritais. Em audiência pública na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Subnutrição de Crianças Indígenas, Domingues afirmou que muitas deliberações não são respeitadas em razão de diferenças culturais.

O Condisi delibera sobre os gastos com as verbas repassadas pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e também faz um plano de ações de saúde para o distrito onde atua. "O Condisi é parte da política básica de saúde indígena. É o espaço de participação efetiva dos povos indígenas", disse Domingues.

Segundo o coordenador, é preciso haver novas metodologias para capacitar os conselheiros, porque o "mundo do indígena" é diferente do "mundo do branco". Ele afirmou, entretanto, que é possível integrar as duas culturas. "Nenhuma cultura é estática. Na minha aldeia, por exemplo, o infanticídio deixou de ser praticado há dez anos", conta. O coordenador disse que o processo de conscientização é lento, mas funciona e ajuda na construção de um País mais diverso.

A audiência foi requerida pelo relator da CPI, deputado Vicentinho Alves (PR-TO), para que a comissão tivesse acesso a dados sobre os indígenas. A CPI viaja nesta semana para o Maranhão e para o Acre para dialogar com autoridades locais e participar de audiências públicas. A comissão foi criada para investigar as causas de morte de crianças indígenas por desnutrição entre 2005 e 2007.

Notícias anteriores:
Promotora defende adoção de crianças indígenas de Dourados
Subprocuradora: demarcação é causa da subnutrição indígena
Funai: território de etnia guarani pode ser ampliado
Audiência aponta avanço no combate à subnutrição indígena
Funasa poderá investir mais na saúde indígena

Reportagem - Malena Rehbein/PT
Colaboração - Jamila Tavares

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.