Agropecuária

Parlamento recomenda transparência no controle da aftosa

31/03/2008 - 19:38  

O Parlamento do Mercosul aprovou nesta segunda-feira, durante a sua 8ª sessão plenária, em Montevidéu (Uruguai), o relatório, coordenado pelo deputado Claudio Diaz (PSDB-RS), que avaliou as ações sanitárias contra a febre aftosa. O documento sugere a criação de uma instituição única para fiscalização nos países do bloco.

A comissão, segundo Claudio Diaz, recomendou mais transparência nas ações dos países, e pediu que o Parlamento seja um foro de discussão das políticas comuns a serem implementadas e dos posicionamentos comuns diante das demandas internacionais.

De acordo com os resultados de estudos, a distribuição geográfica dos últimos focos de aftosa ocorre em áreas fronteiriças, e isso mostra a importância do trabalho conjunto dos países do bloco. "O fortalecimento econômico da produção agropecuária é fundamental para a geração de empregos, e devemos evitar a todo custo a perda de rebanhos e de espaço no mercado mundial", disse Diaz. Segundo o deputado, vacinações preventivas em países do Mercosul evitarão que novos rebanhos sejam dizimados.

Leia mais:
Parlamento do Mercosul quer solução pacífica de conflitos

Notícias anteriores:
Comissão pede reabertura de mercado para carne brasileira
Parlamento do Mercosul acompanhará combate à febre aftosa

Da Redação/Edição - Maria Clarice Dias
Com informações da Agência Senado

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.